Sobre o prêmio

Por ocasião do marco dos 10 anos da Declaração de Princípios para a governança e uso da Internet, o CGI.br deliberou sobre a criação do Prêmio DESTAQUES, como reconhecimento público de pessoas e organizações por sua contribuição para o desenvolvimento da Internet no Brasil.

A proposta do Prêmio DESTAQUES foi aprovada na reunião do pleno do CGI.br de 24 de maio de 2019 e seu anúncio foi realizado em release de 5 de junho de 2019, por ocasião da data de 10 anos da Declaração de Princípios para a governança e uso da Internet no Brasil.

É uma iniciativa semelhante a outras no âmbito global, e será concedida anualmente pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, como forma de promover os princípios para governança e uso da Internet, seja no âmbito da pesquisa científica e tecnológica, do empreendedorismo, do pioneirismo, ou mesmo no âmbito de ações individuais com significativo alcance e impacto comunitário.

Objetivo do Prêmio DESTAQUES

Reconhecer pessoas ou organizações que contribuíram de forma criativa e perene através de suas ações, realizações, ideias ou soluções para o desenvolvimento da Internet no Brasil, e também para a promoção dos princípios para governança e uso da Internet, seja no âmbito da pesquisa científica e tecnológica, no âmbito do empreendedorismo com oferta, investimento ou administração de serviços inovadores ou disruptivos (públicos, privados ou de organizações sem fins lucrativos), do pioneirismo, ou mesmo no âmbito de ações individuais com significativo alcance e impacto comunitário.

O Ipê foi escolhido como símbolo do Prêmio DESTAQUES por ser árvore símbolo do Brasil e por ser, de alguma forma, acrônimo de IP – Internet Protocol (Protocolo Internet). A combinação dos dois significados foi determinante para essa escolha e também por manter uma referência histórica ao desenvolvimento da Internet no Brasil. De fato, não é uma novidade a associação da árvore Ipê: A RNP assim denominou Rede Ipê a rede acadêmica brasileira.

O Ipê encanta todas as regiões do país quando no final do inverno e início da primavera desabrocha em poesia de flores e múltiplas cores. Suas diversas tonalidades também podem representar as diferentes visões que caracterizam o modelo multissetorial de construção de consenso do Comitê Gestor da Internet no Brasil, adotado desde sua criação em 1995. Quantos de nós contemplamos um ipê florido e nos alegramos quando caminhamos para o trabalho? Quantos de nós nos inspiramos em criativas ideias para tantos projetos quando contemplávamos um ipê rosa, amarelo ou roxo na paisagem?

Assim também o símbolo do Prêmio DESTAQUES, homenagem a ser entregue a tantas pessoas e organizações, possa ser igualmente inspirador para o contínuo desenvolvimento da Internet, tal um Ipê florido no horizonte.