Comitê Gestor da Internet no Brasil reconhece personalidades ou organizações que contribuíram para o desenvolvimento da Internet no país
Serão anunciados no dia 31 de maio, às 18h, os homenageados da edição 2022-2023 do “Prêmio DESTAQUES em Governança da Internet“, uma iniciativa do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) que reconhece personalidades ou organizações que contribuíram para o desenvolvimento da Internet no país por meio de ações, realizações, ideias ou soluções criativas e perenes. A premiação será realizada no 13º Fórum da Internet no Brasil (FIB13), principal evento sobre governança da Internet no país, que acontece em Uberlândia (MG).
O prêmio é semelhante a outros no âmbito global e considera as contribuições dos premiados na promoção dos princípios para governança e uso da Internet, seja na área da pesquisa científica e tecnológica; empreendedorismo com oferta, investimento ou administração de serviços inovadores ou disruptivos (públicos, privados ou de organizações sem fins lucrativos); pioneirismo; ou ações individuais com significativo alcance e impacto comunitário.
Para a edição 2022-2023 do Prêmio DESTAQUES, o CGI.br recebeu a indicação de personalidades ou organizações a partir de uma Chamada para submissão de candidaturas, aberta a todos os interessados. Houve ainda indicações realizadas por meio de uma Comissão de conselheiros do CGI.br.
Símbolo do Prêmio Destaques
O Ipê foi escolhido como símbolo do Prêmio Destaques por ser árvore símbolo do Brasil e por ser, de alguma forma, acrônimo de IP – Internet Protocol (Protocolo Internet). A combinação dos dois significados foi determinante para essa escolha, e também por manter uma referência histórica ao desenvolvimento da Internet no Brasil. O Ipê possui flores em cores variadas, o que simboliza ainda a diversidade e multissetorialismo, características inerentes ao CGI.br.
Edição 2019-2020
Em 2020 foram premiadas 33 personalidades ou organizações, como Caio Túlio Costa, jornalista e executivo na área digital, fundador e diretor geral do UOL até 2002, um dos portais pioneiros da Internet no Brasil e de sucesso até hoje; Aleksandar Mandić, um dos primeiros executivos na década de 90 a explorar comercialmente o provimento de acesso à Internet no Brasil, por meio da MANDIC BBS que se transformou em uma das gigantes da Internet no país; Gustavo Viberti, um dos pioneiros da Internet no país que, em 1995, fundou, junto com Fábio Oliveira, o “Cadê?”, o mais popular sistema de busca brasileiro; Hebert José de Souza (Betinho) – in memoriam -, que formou a ONG IBASE, sua trincheira em temas como a democratização da informação, o que levou à criação do primeiro provedor de acesso à Internet no Brasil, entre outros. Veja a relação completa dos premiados: https://premiodestaques.cgi.br/premiados/.
Sobre o Fórum da Internet no Brasil
O FIB, que em 2023 chega à sua 13ª edição, consiste em atividade preparatória para o Fórum de Governança da Internet (IGF) e busca incentivar debates sobre as questões mais proeminentes para a consolidação e expansão de uma Internet no Brasil cada vez mais diversa, universal e inovadora. Visa, ainda, evidenciar os princípios da liberdade, dos direitos humanos e da privacidade, de acordo com o decálogo de Princípios para a Governança e Uso da Internet do CGI.br.
Anote na Agenda
Cerimônia do Prêmio DESTAQUES no 13º Fórum da Internet no Brasil – FIB13
Data: 31 de maio, a partir das 18h30
Local: Center Convention – Av. João Naves de Ávila, 1331, Anexo ao Center Shopping – Piso 4 (L4), Uberlândia/MG
Inscrições gratuitas: https://forumdainternet.cgi.br/fib13/
Evento gratuito / Vagas limitadas
Endereço da transmissão online: https://youtube.com/NICbrvideos