Premiados

  • Alexandre Giovaneli (in memoriam)

    Gerente de Redes, com certificações nos mais diversos fabricantes, atuou no mercado de provedores de acesso à Internet desde os 16 anos de idade e contava com mais de 21 anos de experiência. Trabalhava com soluções de tráfego de “fim a fim”, como roteamento, engenharia de tráfego, monitoramento e análise e essa experiência foi retransmitida em cursos e palestras no Brasil, Uruguai e Panamá. Sua dedicação em aprender novas tecnologias e suas soluções notáveis em assunto de redes sempre impressionavam clientes e colegas de trabalho, além de sua velocidade de raciocínio, expertise na resolução de problemas e um notório otimismo.

  • Antonio Alberto Valente Tavares

    Português, com dupla nacionalidade brasileira, foi um dos primeiros empresários a se lançar no mercado de comunicação eletrônica. Vice-presidente para a América Latina da Via Networks, com outros empreendedores, foi precursor da formação da Abranet, da qual foi eleito o primeiro presidente, tendo ocupado esse e outros cargos na entidade. Foi membro do CGI.br, quando também atuou no NomCom da ICANN. Também foi vice-presidente do Conselho de Administração e presidente do Conselho de Administração do NIC.br.

  • Antônio Hélio Guerra Vieira

    Engenheiro Mecânico e Eletricista formado pela Escola Politécnica da USP, Doutor em Ciências pela Universidade de Paris, Doutor em Engenharia e Livre Docente pela USP, liderou a equipe que desenvolveu o primeiro computador montado no Brasil, conhecido como "Patinho Feio". Colaborou para a formação do Departamento de Engenharia Elétrica e para a fundação do Laboratório de Sistemas Digitais (LSD). Professor Emérito, Catedrático e Titular da Escola Politécnica da USP, da qual também foi Diretor. Reitor da USP de 1980 a 1982. Instituidor e Presidente da Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia (FDTE). Desenvolveu atividades pioneiras no setor científico, tecnológico, educacional e empresarial. Também foi Presidente do Instituto de Engenharia, da União Certificadora de Sistemas, Produtos e Processos (UCIEE) e Presidente da Fapesp de 1979 a 1985

  • Augusto Cesar Gadelha Vieira

    Professor Adjunto da UFRJ e diretor da CEITEC, possui uma vasta carreira entre o setor científico e tecnológico, tanto como acadêmico como nas diversas posições e atuações para o desenvolvimento de políticas de ciência e tecnologia no Brasil. Como Diretor Adjunto do LNCC atuou para viabilizar a primeira conexão internacional de uma rede acadêmica no Brasil, ligando o LNCC à Universidade de Maryland pela rede Bitnet, precursora da Internet. Como Secretário de Política de Informática, também foi coordenador do CGI.br. Graduado em Telecomunicações pela PUC-RJ, também possui os títulos de M.Sc. em Statistics e M.Sc. em Engineering Economic Systems/Management in Science & Engineering e Ph.D em Electrical Engineering da Universidade de Stanford e Mestrado em Telecomunicações pela PUC-RJ. Recebeu a Ordem Nacional do Mérito Científico na Classe de Comendador.

  • Beá Tibiriçá

    Milita em movimentos democráticos, na defesa dos direitos na rede e Internet cidadã desde sua passagem pelas Ciências Sociais da USP, na década de 1970. Fundadora do Coletivo Digital, atua como diretora da instituição, onde desenvolve trabalhos sobre Internet cidadã, software livre, inclusão digital e cultura livre. Atuou na Coordenação do Fórum Paulista de Participação Popular e também foi Coordenadora do Governo Eletrônico na Prefeitura de São Paulo, quando esteve à frente de todo processo de implantação dos Telecentros na cidade de São Paulo. Personalidade do Ano da revista A Rede por seu trabalho na área de Inclusão Digital.

  • Berthier Ribeiro-Neto

    Diretor de Engenharia do Google, Professor de Ciência da Computação pela UFMG e Ph.D. em Ciência da Computação pela Universidade da Califórnia, Los Angeles. Co-fundador da Akwan, uma empresa de máquinas de busca adquirida pelo Google. Co-autor do livro "Modern Information Retrieval", que se tornou uma referência internacional na área de Recuperação de Informação, tendo sido adotado por centenas de universidades na ocasião e foi agraciado com o "Best Information Science Book of the Year Award" pela "American Society for Information Science & Technology".

  • Carlos Vogt

    Professor emérito da Unicamp, pesquisador emérito do CNPq, coordenador do Labjor/Unicamp, diretor de redação da revista ComCiência, e diretor-presidente da Fundação Conrado Wessel, publicou vários livros, artigos e ensaios. Foi Reitor da Unicamp, presidente da Fapesp, da Univesp, secretário de Ensino Superior do Estado de São Paulo, entre outros cargos relevantes. Pós-graduado em teoria da literatura e literatura comparada pela USP, mestre em linguística geral e estilística do francês pela Universidade de Besançon, e doutor em ciências pela Universidade Estadual de Campinas. Recebeu a comenda da Ordem do Mérito Científico e o título de doutor honoris causa da École Normale Supérieure de Lyon. É membro da Academia Campinense de Letras e da Academia Paulista de Educação.

  • Cassio Jordão Motta Vecchiatti

    Diretor do Departamento de Segurança da Fiesp, com foco em segurança da Internet e Segurança Eletrônica. Implantou o uso da Internet no Sistema Fiesp/Ciesp em 1996, quando era Diretor do Departamento de Pesquisa e Tecnologia, um projeto posteriormente incorporado no Governo do Estado de São Paulo. Com formação em Eletrônica e Tecnologia da Informação, foi fundador e Diretor Presidente da Abranet, atuou como consultor, sócio-diretor e membro e conselheiro de diversas entidades, como Fundação Vanzolini, IPT, LACNIC e ISOC Brasil. Foi membro do CGI.br e do Conselho Fiscal do NIC.br.

  • Danilo Doneda (in memoriam)

    Jurista que colaborou ativamente para a criação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no Brasil. Primeiro brasileiro a ser nomeado board director da International Association of Privacy Professionals (IAPP), era um dos maiores especialistas em privacidade e direito digital do país. Foi membro do conselho responsável pela ANPD e membro indicado pela Câmara dos Deputados para o Conselho Nacional de Proteção de Dados e Privacidade. Participou das discussões sobre o Marco Civil da Internet e fazia parte da Comissão de Juristas responsável por estabelecer princípios, regras, diretrizes e fundamentos para regular o desenvolvimento e a aplicação da inteligência artificial no Brasil (CJSUBIA).

  • Flávia Lefèvre Guimarães

    Advogada e Mestre em Processo Civil formada pela PUC-SP, foi coordenadora do departamento jurídico do IDEC, fundadora da PROTESTE, integrante do Intervozes, da Coalizão Direitos na Rede, do Conselho Consultivo do Instituto NUPEF e do Centro da Mídia Alternativa Barão de Itararé, além de ter atuado como representante dos usuários no Conselho Consultivo da ANATEL. Foi membro do CGI.br, como representante do Terceiro Setor.

  • Flávio Rech Wagner

    Presidente da ISOC Brasil e pesquisador da área de Engenharia da Computação. Pós-doutor pelo Instituto Nacional Politécnico de Grenoble e pela Université de Grenoble I, Doutor em Informática pela Universidade de Kaiserslautern, Alemanha, graduou-se e obteve o título de mestre pela UFRGS. Professor titular aposentado do Instituto de Informática, também foi Diretor do Parque Científico e Tecnológico da mesma instituição, presidente da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), onde também ocupou diversas outras funções diretivas. Participou do comitê da área de Computação na CAPES e do comitê assessor de Ciência da Computação no CNPq. Foi membro do CGI.br, membro do MAG/IGF e membro do Conselho de Administração do NIC.br. Agraciado com a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico.

  • Imre Simon (in memoriam)

    Nascido na Hungria, foi um professor e pesquisador brasileiro, reconhecido por suas contribuições no campo da ciência da computação e da matemática. Graduado em engenharia eletrônica na Escola Politécnica da USP, trabalhou no que se tornaria o Centro de Computação Eletrônica (CCE), onde teve a oportunidade de lidar com o primeiro computador adquirido pela Universidade, um IBM1620. Contribuiu de forma decisiva para a conexão dos campi da USP à Internet, quando presidiu a Comissão Central de Informática, promovendo a interligação dos campi e atualizando sua infraestrutura. Recebeu diversos prêmios e reconhecimentos ao longo de sua carreira, destacando-se o Prêmio Científico da Union des Assurances de Paris (UAP), a Ordem Nacional do Mérito Científico, Prêmio Jabuti de Ciências Exatas e o Prêmio de Mérito Científico da Sociedade Brasileira de Computação. Foi nomeado Professor Emérito do Departamento de Ciência da Computação do Instituto de Matemática e Estatística da USP.

  • Luiz Antonio Molento de Moraes

    Fundador e Dirigente da ABRANET, também fundou e dirigiu diversas empresas de provimento de serviços de Internet no Brasil e na América Latina. Participou nos trabalhos de regulamentação e Governança da Internet junto à Anatel e CGI.br bem como na estruturação e organização da infraestrutura dos serviços com as Operadoras de Telecomunicações, atuando como consultor. É Engenheiro Eletrônico formado pela Escola Politécnica da USP e pós-graduado em Administração pela FEA-USP.

  • Oscar Sala (in memoriam)

    Nascido na Itália e naturalizado brasileiro, era bacharel em física pela então recém-criada Universidade de São Paulo. Em uma carreira repleta de contribuições significativas para o desenvolvimento científico no Brasil, atuou majoritariamente na Física, com colaborações expressivas em outros campos do conhecimento. Foi diretor científico da Fapesp e compôs a diretoria de diversas instituições científicas altamente prestigiadas no Brasil e no exterior. Como presidente da Fapesp, entre 1985 e 1995, foi um entusiasta da criação da Rede ANSP, que interligava as redes da USP, Unicamp e Unesp, IPT e Fapesp, inicialmente conectadas pela BITNET e DECnet e, a partir de 1991, via TCP/IP, levando essas instituições à Internet. Em sua carreira acadêmica, orientou cinco mestrados e quinze doutorados, além de ter mais de 30 trabalhos publicados e apresentados em conferências.

  • Paulo Lima (in memoriam)

    Especialista em avaliação e gestão de projetos sociais, lecionava nos cursos de Direito e Jornalismo do IESPES, em Santarém, Pará, onde também era um dos coordenadores do Projeto Saúde & Alegria. No campo da Inclusão Digital desde o fim da década de 1980, "Plima" acumulava passagens pelo Ibase/Alternex, foi consultor da CEPAL e da OIT e participou de conselhos de organizações da sociedade civil brasileiras e internacionais, com contribuições extremamente significativas. Em meados dos anos 2000 chegou à Amazônia, com o desejo de contribuir para a vida de populações indígenas e ribeirinhas, e estava trabalhando para a implantação de um novo projeto de inclusão digital, o Conexão dos Povos da Floresta. Era graduado em História pela UFRJ e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais da Amazônia pela UFOPA.

  • Sérgio Amadeu da Silveira

    Professor associado da UFABC, pesquisador do CNPq, membro do Comitê Científico Deliberativo da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (ABCiber) e autor de diversos livros. Graduado em Ciências Sociais, mestre e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo, presidiu o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, criou e coordenou o Comitê de Implementação de Software Livre no Governo Federal, além de ter sido um dos criadores do projeto Telecentros de São Paulo. Foi membro do CGI.br e atuou para consolidar o atual modelo de governança multissetorial da Internet no Brasil.

  • Silvana Bahia

    Co-diretora executiva do Olabi. Mestre em Cultura e Territorialidades pela UFF, pesquisadora associada do grupo de Arte e Inteligência Artificial da USP. Em 2022 foi considerada uma das 100 pessoas inovadoras mais importantes do mundo pelo The Future Laboratory, na Inglaterra. Recebeu o prêmio "Protagonista Brasil", que reconhece lideranças que se destacaram por sua atuação em projetos e ações de impacto social na área de tecnologia da informação em temas voltados à transformação digital e inclusiva do país.

  • Virgílio Augusto Fernandes Almeida

    Professor Emérito do Departamento de Ciência da Computação da UFMG e pesquisador do CNPq, membro da Academia Brasileira de Ciências, da Academia de Ciências para o Mundo em Desenvolvimento e da Academia Nacional de Engenharia. Professor Associado ao Berkman Klein Center, na Universidade de Harvard e integrante da Cátedra Oscar Sala do Instituto de Estudos Avançados da USP, é co-autor de seis livros, mais de 170 artigos em periódicos e conferências internacionais e nacionais e sete capítulos de livros internacionais, que totalizam mais de 16 mil citações. Graduado em engenharia elétrica pela UFMG, é mestre em ciência da computação pela PUC-RJ e doutor em computação pela Universidade de Vanderbilt. Enquanto foi Secretário de Políticas de Informática do MCTI, também atuou como coordenador do CGI.br, quando foi responsável pela conferência NetMundial, que em 2014 discutiu as novas bases globais da governança da Internet e onde foi sancionado o Marco Civil da Internet. Foi professor visitante na Escola de Engenharia na Universidade de Harvard, onde ocupou a Cátedra CAPES-Harvard.